Mudando as circunstâncias através da oração

Senhor, manifesta a Tua presença, a Tua glória e a Tua unção em nossas vidas. Que cada pessoa que estiver lendo estas palavras seja visitada e ministrada pelo Teu Espírito Santo. Ministra, Senhor, a cada um de nós, mais vida, mais fé, mais poder, mais unção. Que nenhum de nós seja mais a mesma pessoa depois de um contato real com a Tua santa presença. Queremos te honrar e te pedir que reveles Cristo e as Tuas verdades aos nossos corações. E, enfim, leva-nos a um nível de maior intimidade contigo. Amém!

Falando acerca da oração da fé, o apóstolo Tiago disse o seguinte: “Elias era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três manos e seis meses não choveu. E orou de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” (Tg 5.17-18).

― Qual é, então, o segredo de Elias ― esta pergunta surge, naturalmente, diante desse comentário de Tiago.

Estudando a vida do profeta Elias, descobrimos que em sua personalidade se mesclavam, contraditoriamente, a ousadia e o medo, a euforia e a depressão, a vontade de viver e o desejo de morrer. Para evitar outros comentários e divagações acerca do profeta, Tiago traduziu assim o que Deus pensa desse misterioso e indecifrável servo:

― Elias era um homem de carne e osso, com os mesmos sentimentos e emoções, com as mesmas limitações e impossibilidades de todos os mortais.

Mas, embora fosse um simples mortal, Elias conhecia algo que a maioria dos mortais desconhece: o poder da oração. Este era o segredo do profeta: a oração. Elias era um homem de oração. Ele passava horas na presença do Senhor, numa comunhão íntima e profunda. E, assim, ele descobriu que, quando buscava a face do Deus Altíssimo, um portal se abria diante dele, levando-o diretamente à Sala do Trono.

Citando Elias, como exemplo, Tiago está dizendo que podemos intervir nas circunstâncias, e mudá-las, pelo poder da oração. Todavia, a Bíblia mostra que em alguns momentos crucias, em sua vida, o profeta confiou mais em seus sentimentos do que na oração. E, quando isso correu, ele teve medo de Jezabel, que o ameaçou de morte, e fugiu; caiu em depressão, e desejou morrer (1 Rs 19.3-4).

Sentimentos podem nos enganar e desviar-nos dos propósitos divinos. E isso acontece, na maioria das vezes, depois de termos alcançado vitórias e bênçãos expressivas. Esta é a razão por que homens e mulheres fracassaram em sua caminhada: Eles permitiram que os sentimentos falassem mais alto em seus corações, convencendo-os de suas limitações e impossibilidades. E quando damos ouvidos às nossas emoções, o medo, a insegurança e a dúvida assumem o controle. Foi assim com Pedro. Ele desceu do barco, andou por sobre as águas. Mas quando observou o vento forte, teve medo e começou a afundar (Mt 16.29-30). Na verdade, conforme disse alguém, “quase sempre entramos em pânico quando deveríamos orar, desfalecemos, quando deveríamos ter fé”.

Quando entramos na dimensão da fé podemos buscar no mundo invisível, e trazer para o mundo visível, tudo aquilo em que cremos. A fé é o mecanismo com o qual podemos nos mover no sobrenatural e trazer para o mundo natural a concretização de sonhos e verdades ministradas aos nossos coração pelo Espírito Santo.

Por que as orações de muitas pessoas não são respondidas?

A resposta é simples: Porque o que elas estão buscando não foi ainda ministrado ao seus corações pelo Espírito Santo. Quando o que buscamos é ministrado a nós pelo Espírito, Ele nos capacita, por meio da fé, a trazer à existência tudo aquilo que não existia. Assim, a oração da fé libera sobre nós o poder de nos moverrmos no sobrenatural, e buscar as verdades de Deus.

Por intermédio do profeta Jeremias, o Senhor nos ensina a como buscar Suas verdades. Ele diz assim: “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração, e serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte” (Jr 29.12-14).

Nesse versículo, somos exortados a buscar o Senhor com todo o nosso coração. Buscar com o coração é muito mais profundo do que buscar com a razão e o entendimento. É uma busca movida pela fé. E quando nos movemos por fé, Deus vem ao nosso encontra, e se deixa achar. Além disso, Ele ainda promete: “Invoca-me, e te responderei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes” (Jr 33.3).

Quando decidimos invocar a presença de Deus e entrar nos Seus mistérios, o Espírito Santo, em resposta, traz aos nossos corações a revelação de verdades profundas e ocultas, as quais só podem ser alcançadas por aqueles que O buscam de todo o coração. E essas revelações são tão profundas que transformarão as nossas vidas.

Um homem que fez a diferença

Elias foi um homem que influenciou toda a sua geração, e fez a diferença no meio dela, porque ele conhecia o poder da oração e o exercitava. E foi mais além: descobriu que Deus se deixa achar por aqueles que o buscam de todo o coração. E, assim, ele dirigia seus passos sempre em direção ao Senhor, buscando diligentemente Sua presença. E Deus se agradou tanto disso que mandou uma carruagem de fogo, com cavalos de fogo, para levá-lo para os céus (2 Rs 2.11).

Elias é a mais perfeita demonstração do poder da oração na vida de um homem semelhante a todos os outros. Quando ele ao subiu ao monte para clamar ao Senhor pela chuva, após uma longa estiagem de dois anos e seis meses, não havia nenhuma nuvem no céu. Mas, em seu espírito ele ouvia o “ruído de abundante chuva”. Então, ele “se inclinou por terra, meteu o rosto entre os joelhos”, e orou. Depois de algum tempo, levantou-se uma pequena “nuvem, do tamanho da mão de um homem”. E em seguida, “os céus se enegreceram de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva” (1 Rs 18.41-42, 44-45).

Assim como Elias, tantos outros homens e mulheres de Deus usaram o poder da oração para realizar grandes sinais na Obra de Deus. E, assim como eles, nós também podemos fazer o mesmo.

Nestes dias, o Espírito está chamando a nossa atenção para compreendermos o poder da oração. A oração é esse momento de profunda intimidade entre o homem e Deus, entre a criatura e o Criador. É o momento apropriado para Deus imprimir no nosso espírito Suas verdades eternas.

Quando entramos no nosso lugar secreto para orar ― seja com o nosso entendimento, ou em línguas estranhas ―, o Espírito Santo se torna o nosso parceiro de oração. Ele vem, e ora junto com o nosso espírito, imprimindo no nosso interior os princípios divinos que nos transformarão conforme a imagem de Jesus Cristo.

Respondendo a algumas indagações minhas sobre o porquê dessa busca pela presença de Deus, o Espírito Santo, falou ao meu coração dizendo:

― Sempre que você, ou qualquer outro filho meu, vem à minha presença, é transformado!

Sim! Na presença do Senhor “somos transformados de glória em glória” pelo Espírito Santo (2 co 3.18). A glória do Senhor entra em contato com as nossas deformidades, e vamos sendo transformados na mesma imagem de Jesus Cristo. È o Perfeito concectando-se com o imperfeito, o Puro com o impuro para criar uma nova imagem, um novo caráter, uma nova vida ― a imagem, o caráter e a vida de Cristo.

Que esta palavra possa contagiar o seu coração, animando-o a buscar a face de Deus. E agora, que você aprendeu que a oração é a porta que se abre para uma vida de comunhão e intimidade com o Senhor Jesus Cristo, aproprie-se do poder da oração para mudar as circunstâncias no seu viver diário. Que a unção do Senhor esteja sobre a sua vida, fazendo de você uma pessoa cada vez mais apaixonada pela presença de Deus.